Corpo de Bombeiros alerta sobre materiais pirotécnicos - ASSFAPOM - Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Corpo de Bombeiros alerta sobre materiais pirotécnicos

As Festas Juninas são comemoradas no Brasil desde meados do século XVII sendo a segunda maior festa nacional, ficando atrás apenas do Carnaval...

19/06/2019 - [11:52] - Notícias

As Festas Juninas são comemoradas no Brasil desde meados do século XVII sendo a segunda maior festa nacional, ficando atrás apenas do Carnaval. Segundo relatos históricos, a festa tem origem em cultos pagãos, mas sofreu influências do catolicismo e hoje há forte associação com santos católicos, como Santo Antônio, São João e São Pedro.

Nestas festas, além de comidas e danças típicas, existe algo que faz brilhar os olhos de crianças e adultos, são os Fogos de Artifício.

Os fogos de artifício têm sua origem na China, cerca de 2000 anos atrás, e hoje encontramos fogos de artifício de todos os tamanhos, cores e formatos. Sua queima é um dos atrativos da Festa Junina, o que deixa a festa mais especial. Porém, existem diversos cuidados que precisam ser tomados ao manusear este tipo de material.

O Corpo de Bombeiros do Estado de Rondônia faz um alerta e aponta alguns cuidados importantes que devemos tomar.

De acordo com a Instrução Técnica nº 30/2017 prevista no Decreto Estadual nº 21.425 de 29 de novembro de 2016, os fogos de artifício só poderão ser comercializados no varejo por local que possui o Auto de Conformidade emitido pelo CBMRO. Esta instalação deverá ser de um único pavimento, exclusivamente térreo, com até 100m² de área útil não ocupada por qualquer outra atividade (itens 6.1.1 e 6.1.2). Estes comércios deverão estar a pelo menos 100 metros de distância de hospitais, casas de saúde, escolas, estabelecimentos policiais ou correcionais, estádios, locais de reunião de público, postos de abastecimentos e serviços com tanques enterrados, e ao menos 300 metros de distância das edificações classificadas como sendo de risco alto e as que possuem tanques aéreos de gases ou líquidos combustíveis inflamáveis (item 6.3.2).

Todo e qualquer espetáculo pirotécnico deverá ser realizado por profissional ou empresa responsável devidamente credenciado pelo CBMRO. Jamais deverão deixar menores de idade manusear o artefato pois o mal uso pode acarretar em grave acidente.

Quaisquer dúvidas, esclarecimentos e denúncia, entre em contato com a unidade do Corpo de Bombeiros de sua localidade.

O CBMRO, na pessoa do Comandante Geral Cel BM Demargli da Costa Farias, deseja a todos uma excelente festa.

Fonte: www.cbm.ro.gov.br

Comentários

Enviar Comentário

ASSFAPOM

Associação dos Praças e Familiares da Polícia e Bombeiro Militar do Estado de Rondônia

Rua. José Camacho, 2222 - São João Bosco

Porto Velho - RO

(69) 9307-9449-9251-1063 - (69) 3214-7500

Presidente: Jesuino Boabaid

REDES SOCIAIS
Acompanhe nas redes sociais, a luta que travamos em favor de nossos associados.

Copyright © 2019 - ASSFAPOM - Todos os direitos reservados.

5Digital Comunicação